DESISTIR É DAR RAZÃO AO CAMINHO MAIS LONGO PARA A FELICIDADE. (sf)

26/10/2010

São únicos?...Não.

O tempo não está, própriamente risonho. O Outono manifesta-se.
Acordei com o corpo todo arrepiado, mas não sabia se era de frio ou nervos. Os afrontamentos apareceram e as sensações de desmaio, também.
Tinha a minha cadelinha para ir à rua e não estava para isso... como não?
Levanta-te, toma o teu duche, vai com a bichinha à rua, respira fundo e compra o pão, quentinho, na panificadora.
Toma o pequeno almoço e agarra-te à vassoura. A casa está a precisar de uma boa varridela.
.
Já acabaste? Como te sentes? Vês, já passou, agora, para ficares melhor... abre o portátil e vai divagar com as palavras. Vai escrever, que é um dos teus prazeres. Escreve o que te vier à cabeça.
.
Foi isto que aconteceu, hoje, ao acordar.
Frio, tinha um pouco, mas nervos, também, e não sabia explicar porquê. Eram os afrontamentos, as tonturas e sensações de desmaio. Enfim...tive de recorrer ás "estratégias" que, em primeiro lugar, me estabilizassem o sentir no corpo e o pensar, racional e tranquilo. Como sabem, o pânico não é bom companheiro.
.
Bem, vamos, agora, partilhar outros sentires, outros episódios (não de hoje), mas que são conteúdo que justifica o ter criado este blogue.
.
Todo o Ser humano é alimentado por pequenos sinais, fora do normal, a que se dá o nome de "tiques". Quantas vezes, são esses "tiques" que os referencia em determinadas situações, mas identificar a causa e que indicativos dão, de que se sofre, ou não, de uma doença, embora, todos eles tenham uma definição clínica, requerem o parecer médico.
Pois bem, Amigos Bipolares,
Não acredito que nenhum de vocês, tal como eu, não tenham Um. É certo que ninguém sendo igual a ninguém, todos esses "tiques" se mostram de diferentes formas e são muitos. Uns são idênticos, têm parecenças e quase se pode dizer que são comuns a todos nós, mas outros, são completamente característicos, bem especificos logo, bem diferentes.
Vem a pergunta:
Sérgio, que queres dizer com isso?
Precisamente aquilo a que sempre me propuz, neste blogue e, contrariamente aos Amigos Bipolares que insistem não fazer porque pensam que não tem importância para a nossa ficha clínica. Porque mantêm a sua postura de nada revelar, embora, mesmo que negando a doença... os "tiques", na sua maior parte, são visíveis, notam-se bem.
Faça-se justiça e diga-se, que há muitos Amigos, permitam-me dizer que sou um deles, que não escondem e colaboram com os médicos. Enriquecem o conhecer de uma doença, ainda hoje, tão difícil de diagnosticar.
Vem outra pergunta:
Sérgio, então a que "tiques" te referes?
A vários, embora, não consiga expressar todos ou quase todos. Por exemplo...
Eu tenho/tinha, vários e partilho alguns. São eles:

Cada vez que abro o meu portátil, o meu primeiro gesto é a limpeza. Pego num mini espanador, que comprei de propósito para este fim e limpo, o monitor, o teclado, o rato e o seu tapete. Não estou a dizer que o faço uma vez por dia, mas sim, as muitas vezes, por dia, que abro o portátil...

Cada vez que utilizo o fogão para cozinhar e sempre que o apago, são várias as vezes que me certifico que ficou apagado, tocando repetidas vezes os botões, e só depois tranquilizo.

Sempre que ligo a máquina do café e depois de a utilizar, nada termina sem que veja, várias vezes, que a ficha ficou desligada da tomada.

Sempre que apago a televisão, ou a aparelhagem hi-fi, ou o dvd, também o trabalho não se dá por concluído sem que confirme, vendo várias vezes, se a luzinha do stand-by está acesa que, como sabemos, é sinal do aparelho desligado.

A porta de casa...quando saio ou quando me vou deitar é, várias vezes, confirmada se está mesmo fechada, rodando o seu puxador. No caso de ir sair, quantas vezes a volto a abrir para verificar se alguma luz ficou acesa e, novamente, repetir o trancar a fechadura.

Por norma, gosto de ter as coisas como, papéis, jornais, livros, a posição do portátil, cadeiras, vestuário, e de outras tantas coisas, sempre, escrupulosamente direitas... simetricamente. Dá-se o caso de ter visitas, por exemplo o meu filho (vive com a mãe), é certo que não o privo de mexer em nada, mas mal ele se levante ou deixe de mexer, no que quer que seja, aí estou eu, atrás dele, a pôr tudo à minha maneira.

A verificação de luzes bem apagadas, repetindo o gesto, no interruptor, ligando e desligando.

Os quadros da parede...têm de estar direitinhos. Uma ligeira inclinação, noto-a logo.
.
Sou católico, embora praticante... devesse ser muito mais. Assisto todos os dias, na RTP 2, ao programa Ecclesia. Programa dedicado à divulgação eclesiástica com, noticiários, eventos, curiosidades e, história eclesiástica desde a antiguidade.
Perguntam, onde está o "tique" com esta atitude?
A resposta:
Vendo, todos os dias, televisão e seja que canal for, ao desligar a mesma, faço-o deixando-a sintonizada na RTP 2. Se perceberam e sei que sim, reparam que cada vez que volto a ligá-la, ela abre sempre na RTP 2.
Gostavam de uma melhor explicação? Eu explico, confessando o motivo.
Por ser católico, ter Fé, deveria ir à igreja muito mais vezes, em agradecimento, e não vou. Assim sendo, por ver o programa (diário) Ecclesia na RTP 2, elegi esta estação como a "casa de Deus, a igreja", sempre presente em minha casa. Deu para perceber?
.
Bem, estes são, apenas, alguns de outros tantos que eu assumo e junto ás várias rotinas dos meus dias. Vocês, terão idênticos ou outros diferentes, que se revelam muito próprios. Uma outra forma de expressão e atitude.
.
Caros Amigos Bipolares,
Não tenham vergonha. Estes "tiques", visíveis e os não visíveis, denunciam "atitudes" e só os nossos médicos, a família, os amigos, podem associá-los, ou não, à nossa doença. Eu, muitos já eliminei outros, ainda não. Aprendi e continuo a aprender. Faço o que posso para minimizar, eliminar, todo e qualquer síntoma que, por outro lado, omitindo, só posso esperar o pior.
.
Quero, contudo, reafirmar que estes "tiques" e muitos outros, sem a opinião médica, NÃO indiciam que são síntomas de doença Bipolar. O que aqui relato, não passa "do partilhar episódios" clinicos que fazem parte de mim.
.
Ahh...
Se estou melhor dos afrontamentos, tonturas, sensações de desmaio, etc...?
Já é passado, agora vou almoçar.
.
até
.