DESISTIR É DAR RAZÃO AO CAMINHO MAIS LONGO PARA A FELICIDADE. (sf)

20/10/2011

sempre disse...

sempre disse que não é fácil conviver-se com um doente Bipolar, mas...
é diferente de impossível!

há vários aspetos que têm de se ter em conta para quem assume viver ou conviver com um doente Bipolar e que pode frustar, sentimentos, posturas, lutas, tudo isto quando se tenta aliviar os momentos mais desagradáveis porque o portador da doença passa.
sempre disse que a postura mais correta que um Bipolar deve manter viva mais não é que, respeitar os seus médicos e a medicação, que só eles podem avaliar ser a mais eficaz.
sempre disse que para se conseguir uma vivência harmoniosa com um doente Bipolar há dois princípios base que são:
por parte do portador da doença, é fundamental reconhecer que é Bipolar e, assim sendo, dar tudo por tudo para a conhecer, estudando-a e aprender a viver com a mesma mantendo-se em alerta com os síntomas que, em qualquer altura, podem despertar e requerem o uso de medidas preventivas evitando o pior são elas... apenas pedir a ajuda a quem nos conhece, incluindo os medicamentos.
por parte de quem vive ou convive com o portador da doença, para além de estudar a doença e qual a sua postura a adotar para ajudar deve, sem receio, alertar o doente de pormenores que se manifestam indicadores "alteráveis" da estabilidade e que se revelam pelas atitudes sendo que, pede-se e sabemos doloroso, beneficie o diálogo, paciente, harmonioso e acima de tudo... compreensivo. 

é duro, mas consegue-se o desejado!

neste momento enfrento uma fase de desmame na medicação, por avaliação da minha médica psiquiatra, que dá asas ás consequências esperadas durante, uma, duas, três semanas. temos que saber aceitá-las, contraria-las e saber esperar pela habituação e resultado, que acredito ser positivo, da alteração.
nutro de um único pensamento...
se a médica assim decidiu, só me posso dar por satisfeito pois revela a estabilidade em que me encontro contudo, não posso esquecer a atitude, paciente e dolorosa, de quem comigo vive e dos que comigo convivem... eles são importantes para mim, eu sou importante para eles. 

é duro, mas consegue-se o desejado!