DESISTIR É DAR RAZÃO AO CAMINHO MAIS LONGO PARA A FELICIDADE. (sf)

04/12/2009

uma frase...


Fazendo parte de uma rotina, motivado pela minha doença (Bipolar), ontem foi dia de consulta de Psicologia no Hospital onde sou assistido pelos meus médicos (Psiquiatra e Psicólogo). Até aqui tudo bem. Como é costume, os serviços de Psiquiatria e Psicologia, abrem, ao contrário de todos os outros serviços naquele hospital, às 9:00 horas, com consulta a começar à mesma hora, sendo que a espera dos utentes é feita no exterior, enquanto que nos outros serviços, abrem às 8:00 horas, sendo que as consultas começam, também, às 9:00 horas mas, permite que os utentes esperem no interior do edíficio onde irão ter as suas consultas. Deixo o termo "até aqui tudo bem" e, "condeno" a postura de quem coordena o serviço de Psiquiatria, pelo facto de "parecer" permitir o estar a criar-se uma "diferença" entre doentes. Mas o hábito acomóda-se e, faça Sol ou Chova, ali estamos. Não estou incomodado com esta situação e, muito menos, com o que possam, quem nos observa, dizer ao ver-nos naquela espera. Não é a primeira vez que testemunho o dizerem "ali é dos maluquinhos". O que condeno, isso sim, é a coordenação deste serviço, na sua dualidade de critério.
As conversas são das mais variadas, a chegada de utentes vai aumentando a fila de espera, a revolta vai-se notando em muitos que, sendo os feitios e até o grau de estado de saúde diferente uns dos outros, gera o ambiente que em nada benefícia quem depende deste serviço. O que deveria ser objecto de alívio, passa a instabilidade mais profunda.
Dedico-me há muito tempo, enquanto espero, discretamente, a ouvir e a presenciar as conversas e as atitudes a que chegam as pessoas. Não posso deixar de ficar triste pela falta de, não só, respeito, mas também e, principalmente, as palavras que oiço que, só demonstram uma total falta de um querer ser um "ser" como qualquer outro embora, com uma doença que, não será por isso, que os tornará diferentes para "sentirem" a beleza da Felicidade".
Normalmente levo um livro para estar a ler ou, faço pequenas caminhadas junto ao edíficio para me manter activo e fazer alguns exercícios de respiração para regenerar a mente.
Sinto-me bem e não alimento conversas que só destroem o que se quer "positivo". Contudo, não posso deixar de relatar uma frase que, com muito pasmo, ouvi quando o segurança veio abrir a porta e alguém lhe perguntou:
"É por sermos 'malucos' que nos abre a porta a esta hora?"
Afinal quem é que faz a imagem de ser diferente de todos os outros?
Se eu podia ter comentado as palavras dessa pessoa?... podia mas, o pensamento negativo da mesma não merece o meu espírito crítico pois, eu próprio, iria proporcionar mais um momento de, desagradável ambiente, que não alimento. Responderia, talvez, "fale por si e não por mim, que não sou". Fiquei pela reflexão, tentando chegar à conclusão do que leva uma pessoa a falar sem pensar no que vai dizer.
Sempre disse: Se nos dedicarmos a nós próprios, uns minutos por dia, seremos o que quisermos e, se é a Felicidade que pretendemos, então, temos de saber, aprendendo, a gostar de nós e do que somos.
O bem mais precioso é o nosso Bem-Estar. É o ter a capacidade de poder dizer "Sou Feliz" e isso, não nos está interdito. ACREDITE, é a nossa palavra de ordem.
até