DESISTIR É DAR RAZÃO AO CAMINHO MAIS LONGO PARA A FELICIDADE. (sf)

20/05/2011

psicologico... ou não?

não que seja um pecado, porque acontece quando não premeditado e sem carater de "assíduamente", mas é normal, uma vez por outra, um qualquer dia, o esquecimento de uma toma da medicação. isto não acontece apenas connosco "Bipolares", mas com todos que estão sujeitos a medicamentos, seja qual for a doença. é importante, para se evitar este tipo de esquecimento, que se arranjem estratégias que levem à colocação dos medicamentos em locais que difícilmente passem despercebidos e nos dêem a certeza de que foram tomados, ou não.
temos exemplos como, coloca-los numa caixinha dentro de um dos bolsos sendo que é sentida, por muito pequena que seja, que há uma caixinha no bolso e que nos lembra dos medicamentos. quando em casa, tê-los na mesa de refeições, na bancada da cozinha, dentro dum copo colocado num sítio que chame a atenção como, que faz este copo aqui? dentro do porta luvas do carro, no caso de uma saída imprevista, enfim, puxar pela nossa criatividade em nosso beneficio.

no esquecimento de uma toma surge, depois, a preocupação do que fazer e aí, há diferentes posturas e qual delas a mais correta?
há quem entre em pânico e, psicologicamente, se vê a passar por todos os síntomas de uma crise. há, por outro lado, quem, ao confirmar o esquecimento, de imediato opta por tomar sem se preocupar com o tempo que a separa da próxima. há, ainda, quem veja o esquecimento de uma toma como um mal menor que em nada vai afetar o seu estado.

bem...  caros Bipolares,
os medicamentos são o nosso equilibrio mental e merecem dois reparos.
o primeiro, dirigido aos que entram em pânico e, "psicologicamente", já se sentem numa fase de crise. não, não é situação para tanto, apenas devem descontrair, manterem-se ocupados, e calmamente darem lugar ao pensar que mais umas horas (poucas) há outra toma e essa, vai ter importância no voltar à estabilidade. toda essa (in)disposição terminará.
na segunda apreciação, e dirigida aos que não dão importância a mais um esquecimento, digo que essa falha tem os seus efeitos. para alguns é psicologico, mas não é, pois, há pequenos síntomas que se revelam, quando se alteram as regras clinicas, os horários.
os medicamentos são um elo, dependem uns dos outros e nessa conjugação, cumprem o seu objetivo.

enfim, o único conselho está no evitar esquecimentos porque eles, na verdade, serão sentidos.
caros "Bipolares", a nossa medicação é muito exigente e se a respeitarmos, respeitamos o nosso bem estar, a tranquilidade, o equilíbrio do nosso "ser".

até