DESISTIR É DAR RAZÃO AO CAMINHO MAIS LONGO PARA A FELICIDADE. (sf)

12/03/2011

reencontro...

insisto na luta do reencontro!
é, tem sido uma luta sem explicação, a de me reencontrar comigo. na verdade, o "comigo", tem a ver com aquele que conheço e gosto de ser, aquele que me desafia a memória e me mostra o que eu sou, quando acompanhado de lucidez. neste momento, e já com algum tempo decorrido, o meu "adversário", o outro "comigo", aquele que sempre procuro tirar da ideia, e que ajuízo ser uma ilusão óptica, aquele que mostra o seu "dom" destruidor do Bem-Estar, tudo tem feito, para me derrubar e transportar para o cárcere da tristeza, da falta de força, do desinteresse, do isolamento, da entrega, sem resistir, e me afasta dos prazeres que me fazem bem, como este... o escrever.

bem... tem sido como os dias, ora tão depressa está um céu negro que acaba em chuva, como está um Sol que faz crer vir para ficar.

caros Bipolares,

estas reações não nos dão exclusividade. qualquer um dos comum as tem, sendo que, cada um as
vive com posturas diferentes.

há situações, nestas fases, que nos levam rápidamente à negatividade, é o deixarmos cair um talher, é um tocar da campaínha da porta e que não esperávamos, é uma sopa que estamos a cozinhar e a certa altura deita por fora, é um estender a roupa e uma mola que deixamos cair, um programa de televisão que queremos ver e, por qualquer motivo, nos esqueçemos, enfim... uma panóplia de situações que nos levam a dizer, que "só a nós nos acontece", que algo se está a passar, que tudo corre mal.

vem a falta de paciência e o mau humor, vem a preferência de fugir, largar tudo e isolar-se no quarto. são os suores, os calafrios, o querer dormir e não conseguir, as batidas do coração mais desajustadas, etc. por outro lado, há quem reaja, saindo para a rua, para as compras, as desnecessárias, e o continuar a ver lojas, a vontade, enganadora, de comer, e também, a "angústia" de querer fazer qualquer coisa e não saber o quê.

é... é o não ter a lucidez de, quando enfrenta uma situação destas, dar ouvidos ao seu "comigo", aquele que é racional, aquele que reconhece que há necessidade de parar, parar para pensar, revendo o que se passou e está a passar.

escrevam, reportem a vós mesmos todos esses momentos que vos desestaliliza. sentem-se, confortávelmente e oiçam uma musiquinha, liguem a um amigo e desabafem, troquem opiniões.

esta postura consegue-se se pararem por 2, 3, 4, 5 minutos e dizerem... pára, põe a tua cabeça no lugar, e no imediato, agirem com o "comigo" da estabilidade... o reencontro.

lembrem-se que é um saber parar, de imediato, e valorizarem, o explorarem, positivamente, mesmo que com esforço, fazer algo que vos dê prazer e vos distraia, os tais curtos minutos, caso contrário, desaparece o controlável e começa o incontrolável.
o "ser" Bipolar, vive com a mente num constante "fervilhar", que ao mínimo episódio de vida, menos bom, comum a qualquer humano, consegue despoletar, dando razão à celebre expressão "fazer do 8 um 80", o dar luz à irritabilidade, e ao mau humor.
a sensibilidade do Bipolar é muito frágil e fácilmente comprometida, provocada.
limitei-me a escrever sobre as posturas face a situações das mais banais, e não "misturei" a vida profissional. essa, é uma conversa mais pertinente.
não sei como vão interpretar estas minhas palavras, mas digo-vos, que enquanto escrevi, estive em terapia "comigo" próprio (aquele "comigo" positivo). senti esforço a fazê-lo, mas não me arrependo, e termino satisfeito por ter conseguido. aliviei e acabei por actualizar o blogue.
até