DESISTIR É DAR RAZÃO AO CAMINHO MAIS LONGO PARA A FELICIDADE. (sf)

13/11/2010

acreditam agora???

Se não acreditam, será porque continuam não querer reconhecer que somos doentes, Bipolares, e estamos limitados com a nossa fragilidade.
Não há ninguém que não atravesse fases de vida, dias bons e outros menos bons, mas no nosso caso, Bipolares, temos de reforçar a nossa atenção nos "porquês" e não no "deixar andar" e sofrer as terríveis consequências.
Esta é uma pequena introdução para o que se segue, que não é mais do que, expressar a fase menos boa que atravesso e quero partilhar.
Falando do tempo, das Estações do Ano, as opiniões divergem. Uns, acreditam que as estações do Ano têm influência no nosso organismo, na nossa maneira de estar, outros mantêm que o tempo não tem nada a ver com o estado, bom ou menos bom, em que nos encontramos, que é apenas uma desculpa. Na verdade, as Estações do Ano, e principalmente, a fase de transição de uma para outra, mexe... mexe efectivamente connosco.
Nesta momento ando a braços com uma fase depressiva, que me desgasta no combate que travo com a mesma. São vários os estados como sejam, a falta de sociabilidade e a preferência pelo isolamento, a irritabilidade provocada, por exemplo, pelo barulho dos carros, pelas conversas das pessoas, a sensação de que tudo que faço corre mal, nada sai certo, a perda de vontade em fazer o que gosto, profissionalmente ou não, é a preferência na apatia e a escolha, por exemplo, de ouvir música mais no estilo de baladas, a aptência para ver filmes mais dramáticos, falta de interesse em estar actualizado com as notícias da Sociedade, do País e do Mundo, passeios que se fazem sem demonstrar interesse e observar prazeres, privilegiando os pensamentos destrutivos, negativos, é o caminhar com tendência a manter a cabeça sempre virada para o chão, o cansaço físico sem razão que o justifique, o desejo de passar a maior parte do dia, deitado, sem que nada nos obrigue a levantar, pelo menos, para almoçar, lanchar, jantar (esta não alimento), etc. Ficam por dizer outras posturas porque, todos somos diferentes, mas...
É, sem dúvida, o estado Depressivo.
Pois bem...
É aqui que temos de usar a nossa capacidade, de saber e, compreender, o que é "Uma Fase". Aquela que não somos nós, e o que nos está a consumir desta maneira. Para nós, Bipolares, não há desculpa para a ignorância. Aquilo que sabemos sobre a doença, o que ela nos pode causar, é suficiente para, querendo, ultrapassarmos.
Não nego que é uma dor, mental, muito grande. Eu, que tenho um outro blogue onde me dedico à poesia e a contos, vejo-me, neste momento, sem inspiração para o enriquecer, e pior ainda, com falta de força, mental, para interpretar e comentar os blogues dos Amigos que me visitam. Não é, para mim, uma atitude bonita, ser visitado e comentado, sem retribuir. Contudo, mesmo visitando um blogue Amigo, prefiro não comentar do que dizer, por exemplo, "Bonito o que escreves". Só aceito comentar o que leio, com a mente em liberdade e o pulsar do coração.
Amigos Bipolares,
Como sempre, este tema, a nossa doença, dá pano para mangas para, escrever, falar, opinar, partilhar, e muito fica por dizer, mas uma coisa vos quero transmitir:
Este blogue e a escrita de hoje, é uma das atitudes que tenho para não valorizar, não me entregar aos síntomas depressivos que atravesso fruto, podem crer, desta Estação Outonal que, tendo a sua beleza, que a tem, mexe muito com o nosso estado Psíquico.
É certo que a depressão é consequência de acontecimentos, tristes ou excessos de compromissos, profissionais ou outros, sejamos ou não, doentes Bipolares. Agora, não falando nesses casos, mas apenas em nós, Bipolares e os efeitos que a doença nos "oferece"... não se "alimentem" com a tristeza e saboreiem o Bem-Estar.
Faz-me bem escrever. Com esta atitude, a depressão não se sente e dá lugar ao prazer.
Pratiquem, também, algo que vos dê prazer.
É aí que somos nós, tudo o resto para além do "nós", não nos caracteriza, verdadeiramente.
Sabem que mais? Sintam a força da vossa resistência e congratulem-se, abusando dela... Está Viva e... não descurem o importante, "sejam fiéis aos medicamentos".
.
até
.